Terça-feira, Outubro 7, 2025
InícioDesportoFC Porto já reagiu ao escândalo do penálti penálti sobre Gül e...

FC Porto já reagiu ao escândalo do penálti penálti sobre Gül e vai tomar medidas

O FC Porto está a preparar uma queixa formal às instâncias competentes do futebol português, na sequência do polémico lance ocorrido aos 88 minutos do clássico frente ao Benfica, no Estádio do Dragão, no passado dia 5 de outubro. Em causa está um alegado penálti não assinalado por Miguel Nogueira, árbitro do encontro, após um alegado puxão de camisola de António Silva sobre Deniz Gül dentro da grande área encarnada.

Os dragões consideram que a infração é evidente e que as imagens televisivas confirmam a falta, criticando fortemente a atuação da equipa de arbitragem e, sobretudo, do VAR, Bruno Esteves — cuja nomeação já havia sido alvo de reservas por parte do clube antes da partida. A administração portista entende que este erro teve impacto direto no resultado final (0-0) e vem reforçar a “falta de critério e competência” nas arbitragens dos jogos dos azuis e brancos.

Fontes próximas da estrutura do FC Porto garantem que, apesar de não estar prevista para já uma reação pública contundente, o clube vai marcar posição junto do Conselho de Arbitragem da FPF e de outros órgãos institucionais, reiterando o seu desagrado com a atual gestão das equipas de arbitragem.

A contestação à arbitragem não se ficou pelo clássico da I Liga. No dia seguinte, no jogo da equipa B frente ao Torreense (derrota por 2-3), a arbitragem de Vítor Ferreira também motivou duras críticas por parte do clube, que, em comunicado oficial, questionou a competência do juiz. “A despromoção à segunda categoria ainda é insuficiente, dada a falta de competência para apitar qualquer encontro de uma liga profissional”, escreveu o FC Porto no seu site oficial.

A tensão entre o FC Porto e o setor da arbitragem tem vindo a agravar-se, e é expectável que o tema seja abordado publicamente por André Villas-Boas, presidente do clube, durante a Portugal Football Summit, evento organizado pela FPF nos próximos dias.

Com estas posições, os dragões deixam clara a sua intenção de continuar a lutar por “maior transparência, rigor e qualidade” nas decisões que afetam diretamente os resultados desportivos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular