Terça-feira, Outubro 7, 2025
InícioBenficaArguido? Rui Costa envolvido em caso de processo polémico e Benfica já...

Arguido? Rui Costa envolvido em caso de processo polémico e Benfica já reagiu

O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, foi recentemente constituído arguido no âmbito de um processo que investiga uma alegada violação das sanções impostas pela União Europeia à Rússia. A operação em causa remonta à transferência do jogador Germán Conti para o Lokomotiv Moscovo, em 2023, e já levou o Ministério Público a levantar suspeitas de possível branqueamento de capitais.

Segundo informações avançadas pela CNN Portugal, o negócio entre o Benfica e o clube russo poderá ter infringido medidas restritivas da UE, uma vez que envolveu a transferência direta de 76 mil euros para os cofres encarnados, sem qualquer mediação financeira.

Face à polémica, o clube da Luz reagiu esta segunda-feira com um comunicado oficial, assegurando que Rui Costa não teve qualquer intervenção ou conhecimento prévio da operação sob investigação. O Benfica esclarece que, na temporada 2022/23, Germán Conti foi cedido ao Lokomotiv sem custos, e que apenas na época seguinte recebeu 70 mil euros relativos à percentagem do passe que ainda detinha do atleta, após este ter sido vendido a um terceiro clube.

A transferência, de acordo com o Benfica, foi devidamente registada e validada pelo sistema internacional TMS da FIFA. Contudo, quando o clube foi informado do entendimento do Ministério Público – de que o Lokomotiv já estaria sob sanções da UE na altura da operação –, o Benfica diz ter suspendido de imediato o contrato e recusado o pagamento.

“Nem a transação nem o pagamento foram da responsabilidade ou conhecimento do presidente Rui Costa”, sublinha o comunicado, que também esclarece que a notificação do Ministério Público teve lugar por Rui Costa ser o representante legal do clube.

A audição de Rui Costa, prevista para esta semana no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), acabou adiada por razões de agenda. O Benfica explicou que a data coincidia com a apresentação do plantel e uma reunião do plenário dos órgãos sociais para debater alterações estatutárias, motivo que foi aceite pelo Ministério Público para reagendar a diligência.

O clube encarnado conclui garantindo que, quer os seus serviços internos, quer a instituição financeira envolvida, não detetaram qualquer irregularidade na operação com o clube russo.

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular