Quarta-feira, Fevereiro 4, 2026
InícioNoticiaAlerta: Depressão Leonardo atinge Portugal com chuva persistente e vento forte

Alerta: Depressão Leonardo atinge Portugal com chuva persistente e vento forte

Portugal Continental prepara-se para uma viragem brusca no tempo a partir da tarde desta terça-feira. A Depressão Leonardo, a quarta a atingir o território em pouco tempo, promete precipitação que, nalgumas regiões, poderá equivaler ao esperado para todo o mês de fevereiro.

O que esperar para hoje, terça-feira (3 de fevereiro)

A chegada da depressão será gradual, começando pelo Sul e estendendo-se ao resto do país. O cenário previsto pelo IPMA é de instabilidade acentuada:

  • Norte e Centro: Céu muito nublado com aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoadas. Ao final da tarde, a chuva tornar-se-á mais persistente.

  • Sul (Baixo Alentejo e Algarve): É a zona mais crítica hoje. A chuva será forte e persistente a partir do meio da tarde, com rajadas de vento que podem atingir os 80 km/h no litoral e nas serras.

  • Neve: A cota começa nos 800/1.000 metros, subindo ligeiramente para os 1.200/1.400 metros na região Centro ao final do dia.

  • Grandes Centros (Lisboa e Porto): O padrão é semelhante, com chuva a intensificar-se ao final da tarde e possibilidade de granizo.

O Pico da Tempestade: Quarta e Quinta-feira

Embora a Leonardo chegue hoje, o IPMA alerta que o pior do temporal está reservado para o meio da semana. A frente fria irá varrer todo o continente, com o período mais crítico a ocorrer na noite de quarta (dia 4) para quinta-feira (dia 5).

Nota importante: Estão em vigor avisos Laranja e Amarelo em vários distritos devido à agitação marítima, queda de neve e intensidade do vento.

Resumo das Condições Previstas

Fenómeno Detalhes
Vento Até 75 km/h no litoral e 95 km/h nas terras altas.
Mar Agitação marítima forte, com avisos ativos para toda a costa.
Precipitação Acumulados elevados, podendo causar inundações rápidas em zonas urbanas.
Temperaturas Descida das máximas, especialmente no interior do país.

Recomendações de Segurança

Face ao agravamento das condições, as autoridades recomendam especial cuidado com a condução (devido ao piso escorregadio e neve), a fixação de estruturas soltas e evitar atividades junto à orla costeira. A Depressão Leonardo deverá manter Portugal sob aviso até, pelo menos, ao dia 7 de fevereiro.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

TALVEZ