O FC Porto apresentou um pedido formal à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para adiar o jogo inaugural da I Liga frente ao Vitória de Guimarães, marcado para este sábado no Estádio do Dragão, na sequência da morte de Jorge Costa, antigo capitão e diretor para o futebol do clube, falecido na terça-feira aos 53 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.
Segundo fonte próxima do processo, a intenção do clube é remarcar a partida para uma data posterior, decisão que caberá à Comissão Permanente de Calendários da LPFP, reunida ainda hoje. O encontro, que assinalaria a estreia oficial de Francesco Farioli no comando técnico dos “dragões”, estava previsto para as 20h30.
As cerimónias fúnebres de Jorge Costa terão início na quarta-feira, com um período de homenagem pública no Estádio do Dragão, entre as 15h00 e as 22h00. Na quinta-feira, está marcada a missa de corpo presente na Igreja de São João Baptista da Foz do Douro, seguida de romagem ao Cemitério de Agramonte.
Figura incontornável do FC Porto, Jorge Costa vestiu a camisola azul e branca em 383 jogos oficiais entre 1992 e 2005, sendo capitão durante várias épocas. No palmarés, destacam-se uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
Internacional português por 50 ocasiões, com dois golos apontados, representou a seleção principal no Euro 2000 e no Mundial 2002. Antes disso, foi campeão do mundo de sub-20 em 1991, em Lisboa, integrando a geração dourada do futebol português.