Federação presta homenagem nacional a Jorge Costa
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que irá prestar homenagens a Jorge Costa em todos os jogos sob sua organização entre os dias 8 e 11 de agosto, numa última saudação a um dos nomes mais emblemáticos da história recente do futebol português.
O antigo defesa-central e capitão do FC Porto, que faleceu na terça-feira aos 53 anos, será recordado com minutos de silêncio e gestos simbólicos em campos de norte a sul do país, abrangendo jogos da Liga Portugal, Campeonato de Portugal, Liga Feminina, escalões de formação e outras competições que estejam sob a alçada da FPF nesse período.
Num comunicado oficial, a Federação destacou o percurso ímpar de Jorge Costa, internacional português em 50 ocasiões, tendo feito a estreia pela equipa principal das quinas a 11 de novembro de 1992, frente à Bulgária, sob o comando de Carlos Queiroz. Antes disso, representou todas as seleções jovens, culminando com a conquista do Campeonato do Mundo de Sub-20, em 1991, numa geração dourada do futebol nacional.
A FPF enaltece ainda o legado deixado no FC Porto, clube onde se destacou como capitão, com um currículo recheado:
-
383 jogos oficiais pelos dragões (1992-2005)
-
1 Liga dos Campeões
-
1 Taça UEFA
-
1 Taça Intercontinental
-
8 Campeonatos Nacionais
-
5 Taças de Portugal
-
5 Supertaças Cândido de Oliveira
Além da carreira no FC Porto, Jorge Costa passou também pelo Charlton (Inglaterra), Standard Liège (Bélgica), Marítimo e Penafiel, tendo iniciado a carreira de treinador em 2007, no Sporting de Braga.
A Federação encerra a nota com palavras de pesar e admiração:
“Figura e capitão, Jorge Costa será sempre lembrado como um símbolo de entrega, liderança e amor ao futebol português.”
O seu falecimento ocorreu após entrar em paragem cardiorrespiratória no centro de estágios do FC Porto, sendo posteriormente transportado para o Hospital de São João, onde acabou por falecer.