17.4 C
Londres
HomeDesporto“Já não aguento mais”: Fernando Santos entra em colapso ao saber da...

“Já não aguento mais”: Fernando Santos entra em colapso ao saber da morte de Jorge Costa após tragédia de Diogo Jota

Fernando Santos em choque com morte de Jorge Costa: “Era um símbolo do FC Porto e um verdadeiro capitão”

A morte de Jorge Costa aos 53 anos abalou o futebol português e internacional. Em declarações emocionadas à agência Lusa, Fernando Santos, atual selecionador do Azerbaijão e antigo treinador do defesa central no FC Porto, lamentou profundamente a perda.

É um choque e uma perda tremenda. Acabei de chegar a Baku, estava a ver as notícias e fui surpreendido. Os meus sentimentos à família e ao FC Porto. Na realidade, é um amigo. Foi três anos capitão na minha equipa e mantivemos uma relação sempre forte”, declarou.

Fernando Santos, que orientou Jorge Costa entre 1998 e 2001, destacou não apenas o futebolista, mas o homem e líder fora das quatro linhas.

Entregava tudo dentro do campo, mas fora das quatro linhas tinha uma personalidade diferente, de amizade, de convívio. Era um capitão no campo, fora dele e no balneário. Um verdadeiro símbolo do FC Porto.”

O antigo internacional português faleceu esta terça-feira no Hospital de São João, no Porto, após uma paragem cardiorrespiratória ocorrida no centro de treinos do Olival, em Vila Nova de Gaia. A equipa médica do clube e os serviços de emergência prestaram assistência imediata, mas Jorge Costa não resistiu.

Além da sua marcante carreira nos ‘dragões’ – onde realizou 383 jogos oficiais entre 1992 e 2005 – Jorge Costa somou inúmeros títulos: uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças. Foi também internacional por Portugal em 50 ocasiões e integrou a histórica geração vencedora do Mundial de Sub-20 de 1991, em Lisboa.

Fernando Santos recordou essa trajetória vitoriosa:

Toda a gente o conhecia como ‘Bicho’. Entregava-se completamente em campo. Fora dele, era uma pessoa afável, que valorizava o convívio. Um jogador que marcou o futebol português, não só o FC Porto.”

A comoção é geral. O futebol português perdeu hoje um dos seus capitães eternos.

latest articles

explore more

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here