Fábio Veríssimo quer arrancar época com arbitragem exemplar na Supertaça
Fábio Veríssimo será o árbitro do clássico entre Sporting e Benfica, a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira, marcado para esta quinta-feira, no Estádio Algarve. Em conferência de imprensa, o juiz internacional assumiu o peso do encontro e destacou o simbolismo da partida no arranque da temporada 2025/26.
“A Supertaça é sempre um jogo grande. Qualquer árbitro, quando tira o curso, sonha com jogos assim. Já fiz vários Benfica-Sporting, mas este é especial por ser o primeiro jogo da época. Espero começar bem para que a época seja positiva para a arbitragem portuguesa”, declarou.
Confrontado com as críticas recentes do Benfica, que o acusou de prejuízos em jogos anteriores, Fábio Veríssimo recusou-se a entrar em polémicas: “Relativamente a comunicados, não tenho nada a comentar, mas não me deixa magoado, passa-me ao lado.”
O árbitro natural de Leiria explicou que a preparação para o clássico segue o mesmo rigor aplicado a qualquer outro encontro, ainda que reconheça o peso da ocasião: “Também temos que ter isso em linha de conta, porque também os jogadores ainda não estão na sua melhor fase de forma.”
Veríssimo revelou ainda o conteúdo da conversa que pretende ter com os capitães das equipas antes do apito inicial: “Vou pedir-lhes para respeitarem a regra do capitão, vou relembrar-lhes que este ano há alteração dos oito segundos da regra do guarda-redes e vou pedir-lhes colaboração, porque são os líderes das equipas e têm uma responsabilidade acrescida no clube que representam.”
Sobre a comunicação com os jogadores durante o jogo, explicou que adapta a sua postura consoante o perfil de cada atleta: “Há jogadores que não falam com os árbitros e também não invado o espaço deles. Mas se me perguntarem algo, tento explicar de forma pedagógica.”
O clássico entre o Sporting, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, e o Benfica, vice-campeão e finalista vencido da mesma competição, tem início marcado para as 20h45 desta quinta-feira, dia 31 de julho. Será o primeiro troféu oficial em disputa na nova época do futebol português.